Hoje, lendo um artigo num dos blogs que tenho costume de visitar e seguir, tive vontade de partilhar com outras pessoas meu amor ao universo mágico da literatura.
Ontem , foi comemorado o Dia Nacional do Livro (29/10/17) e nesse blog que citei acima, li uma matéria muito interessante sobre amor à leitura e aos livros: "O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), lançou na última bienal uma campanha muito bacana, a Leia. Seja, para celebrar o Dia Nacional do Livro,..."
Fiquei pensando, comigo mesma, depois que a gente entra nesse universo da leitura e da escrita, parece que o mundo se enche de livros, de dicas, de blogs literários, de booktubers e milhões de coisas ligadas à leitura em si. E eu fiquei pensando que não tem tão pouca gente assim lendo no Brasil. Ainda tem uma parte considerável da população que está à margem dessa realidade, isso é indubitável, mas não é pouca gente que lê. Eu fico assustada com a quantidade de livros que nós temos em plataformas como Wattpad, LuvBook, etc...
Eu mesma, leiga que sou na escrita, já deixei registrada nessas plataformas, pequenos contos, que certamente não tem visibilidade alguma para a maioria das pessoas que frequenta aqueles locais, mas que é o registro de histórias que fazem parte da minha vida, que gostando tanto de ler quero me aventura a escrever o que sinto, sem aulas, sem técnica, muitas vezes, sem métrica, mas com sentimento de que de alguma maneira estou contribuindo para marcar a vida de alguém que um dia caiu naquele espaço, querendo, ou sem querer.
A leitura tem um poder único de abrir os olhos da alma para situações inusitadas, ou que na vida real a gente não saberia como lidar. Também tem o papel de nos capacitar a argumentar de forma mais clara e expor nossos motivos de estar a favor ou contra alguma atitude. Tem o poder, sobretudo de nos impedir de fazer as coisas de forma mecânica, automática e às cegas.
Talvez, por isso, a leitura assuste tanto à classe política que não se cansa de dificultar essa prática, barrando muitos dos incentivos que poderia ajudar aos novos possíveis leitores terem mais acesso aos livros, diminuindo cada dia mais o número de bibliotecas nos municípios.
Mas, para quem ama a leitura, tenho visto que todas as dificuldades enfrentadas são poucas para barrar a satisfação de folhear um bom livro! Isso é sempre um ótimo sinal de que a esperança não decepciona nunca, mas que ela caminha de mãos dadas com a luta por maior qualidade na educação e acesso aos livros!
Quem quiser ler o artigo do Blog Virando a Página, deixo o link. Vale a pena visitar e ler.
http://www.blogvirandoapagina.com.br/2017/10/leia-seja-o-poder-da-leitura.html
Grande abraço,
Drica.
Pronto, Drica!
Já compartilhei seu post nas redes sociais! Te desejo muito sucesso e uma vida cheia de alegrias! Obrigado mais uma vez pelo seu carinho, com a literatura e comigo!
Beijos na Alma!
Segue as páginas onde compartilhei:
Facebook: www.facebook.com/oscarcalixtonews
G+: https://plus.google.com/+OscarCalixto